O que é extração de circuito fechado?
Um “circuito fechado” refere-se a um sistema no qual todo o processo é realizado dentro de um recipiente “fechado”. O solvente usado para extrair nunca entra em contato com a atmosfera externa. A parte “loop” refere-se ao aspecto de recuperação e reutilização do sistema. O solvente começará dentro de um tanque de recuperação e depois se moverá para o tanque de coleta contendo o material botânico, após o processo o solvente retorna ao tanque de recuperação, criando assim um “loop”. A extração em circuito fechado é uma maneira rápida e eficiente de remover os óleos essenciais do material botânico e, quando operada adequadamente, é extremamente segura.
O que é solvente?
Um solvente é uma substância capaz de dissolver e absorver outras substâncias quando entra em contato com elas. Existem muitos tipos diferentes de solventes, alguns deles são; butano, propano, isobutano, pentano, hexano, etanol, álcool isopropílico, acetona, benzeno, clorofórmio, metanol e até água. Estes são apenas alguns dos muitos solventes encontrados em todo o mundo químico. Muitos solventes são cancerígenos ou extremamente inflamáveis, o que significa que os procedimentos de segurança adequados devem ser observados o tempo todo.
Ao realizar uma extração em circuito fechado, os tipos mais comuns de solventes usados são os hidrocarbonetos. Estes compostos consistem inteiramente em moléculas de hidrogênio e carbono. Muitos desses hidrocarbonetos ocorrem naturalmente na Terra em petróleo bruto. A produção desses hidrocarbonetos é feita em grandes fábricas de petróleo ao redor do mundo, onde os hidrocarbonetos são separados e usados como fonte de combustível combustível, aerossóis e solventes.
Os hidrocarbonetos mais comuns usados em nossa indústria para extração botânica são butano e propano. Butano e propano são gases à pressão atmosférica padrão. Isso significa que, se o butano ou o propano fossem expostos diretamente ao ar, eles iriam ferver na atmosfera. Para transformar butano ou propano em um líquido, precisamos ajustar a temperatura e / ou a pressão de acordo. Consulte a tabela de pressão de vapor abaixo para obter mais informações:
Os principais componentes de um sistema de circuito fechado
Existem três componentes principais de um sistema de circuito fechado. Estes são o tanque de solvente, a coluna do material e a base de coleta. Todo sistema utiliza uma combinação desses três componentes intercalados com válvulas e conexões diferentes. Alguns sistemas mais avançados podem ter várias colunas de material, vários tanques de solventes ou uma combinação dos três. Alguns sistemas podem até ter um quarto componente conhecido como “depilador”, que será discutido em um post futuro. Por enquanto, lembre-se dos três principais componentes. Ao olhar para um sistema pela primeira vez, tente identificar os três principais componentes antes de tentar descobrir os layouts da válvula. Uma vez que você possa identificar facilmente as três partes, ficará muito mais fácil entender onde e como o solvente se moverá pelo sistema.
O Processo Químico
Então, como um loop fechado realmente funciona? Seu tanque de solventes conterá o solvente desejado. Neste exemplo, usaremos butano como nosso solvente. Sua coluna de material conterá o material desejado. Para este exemplo, diremos que são 500g de material fresco recém-aparados e cultivados em ambientes fechados (uma das melhores formas de ter um extrato mais claro e com os terpenos mais apurados).
O primeiro passo para remover o óleo do nosso material é inserir nosso solvente de butano. Vamos abrir nosso tanque de solventes e permitir que o butano comece a inundar nossa coluna de materiais. À medida que o butano entra em contato com o nosso material, os óleos essenciais começam a se dissolver no butano. À medida que o solvente percorre o material, os óleos essenciais continuam a ser dissolvidos, deixando-nos uma mistura de butano / óleo.
Depois que a mistura de butano / óleo cair na base de coleta, precisamos separar os dois. Para fazer isso, devemos evaporar o butano. Como esse é um “circuito fechado”, também precisaremos recuperar o butano evaporado novamente em nosso tanque de solventes. Isso é feito colocando a base de coleta em água morna e o tanque de solvente em gelo seco ou água gelada. Isso criará um diferencial de temperatura. O butano começará a evaporar e escapar da base de coleta, que será puxada para o tanque de solvente por esse diferencial de temperatura.
O vapor de butano é atraído para o tanque de solvente frio, portanto, quanto mais frio você pode fazer o tanque de solvente, mais rápido e mais eficiente o butano será recuperado. Dentro do tanque de solvente o vapor de butano se condensará novamente em líquido de baixa pressão. Uma vez que todo o butano tenha sido evaporado da base de coleta, tudo o que restará será o óleo que extraímos de material fresco recém colhido . Nosso tanque de solvente será preenchido com butano que podemos reutilizar e o “loop” será concluído.